Homepage EAA Chapter 1297 Lusitanos

Last Update: 17/07/05  |  Contact us: chapter1297@clix.pt  |  Ph: +351.963.025.680  |  Sitemap  |  Webmaster   

 

Home
Up
FOTOS
Mais CASSUTT

 

 

 

 

 

CASSUTT III M, FÓRMULA UM!!

Por Carlos Gorjão

O avião de "corridas" mais famoso nos EUA, em especial na Fórmula Um.

    O projectista deste avião chama-se Tom Cassutt e fez este monolugar com o objectivo de ser uma aeronave para as corridas de aviões muito apreciadas na época pós Segunda Guerra Mundial (ver Newsletter de Abril/04).
    Este avião voa espectacularmente bem, e simplesmente, atrai a atenção por onde quer que vá!
    O CASSUTT é uma aeronave simples, muito bem desenhada e com um curriculum invejável nas corridas da Fórmula Um nos EUA. É uma aeronave que voa muito bem, é muito "nervosa" e tem um baixo custo de operação, apesar de ser um avião acrobático consegue uma autonomia de 25 a 30 milhas por galão.
    Este avião tem uma resistência estrutural muito elevada: está projectado para aguentar cerca de 12 G's. A fuselagem, a cauda e os ailerons são construídos em tubo de aço com revestimento de tela e a pequena asa é feita em madeira, mas com revestimento em contraplacado e 18 nervuras iguais *.

Algumas dimensões deste "pequeno" avião:

Envergadura da asa: 4,50 m
Comprimento: 4,9 m
Peso: 240 Kgs

O CASSUTT III M vem normalmente equipado com um motor Continental O-200 de 100 Hp e faz um voo de cruzeiro a mais de 150 mph @ 50% da Potência máxima e 208 mph @ "full power".

    O nosso amigo Carlos Gorjão, sempre apaixonado pelas Corridas de aviões, em particular a Fórmula Um, decidiu comprar um CASSUTT.
    Veja algumas fotos do CASSUTT III M do Carlos Corjão e do seu primeiro voo em Portugal. Tratou-se do seu primeiro voo na sua máquina de registo americano N679BF, no aeródromo de Évora.

O Primeiro Voo do CASSUTT em Portugal
21 Março  2004

 

* Newsletter de Abril de 2004.

 

 

EAA Chapter 1297 - Lusitanos ® Aeródromo Municipal de Cascais
 Salas 15 e 16, Tires ® 2785-632 S. Domingos de Rana - Portugal ü